Histórico


Em fevereiro de 1935, veiculou a notícia do semanário “O Penapolense” que o boato estava tomando vulto, a criação de um Ginásio Oficial, na Região Noroeste e possivelmente em Penápolis. Em seguida foi construída uma comissão por pessoas ilustres da cidade, Pró Ginásio Oficial.
O semanário “O Penapolense” em 23 de abril de 1935, registrou a reunião da Comissão Pró Ginásio Oficial, no Clube Penapolense, para tomar conhecimento dos termos do Decreto do Governo do Estado, nº 7.101 de 14/04/1935, onde decretou a criação do Ginásio Oficial, sem ônus para o Estado, e exercício para 1936.
Em 10 de maio de 1935, a Comissão Pró Ginásio Oficial envia um requerimento ao Prefeito Municipal Dr. Carlos Sampaio Filho, solicitando a doação de uma porção da Praça Antônio Define, atual Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, suficiente para a construção do Ginásio, o que foi deferido e no terreno concedido originou a construção do edifício que abriga até hoje a escola em pauta.
A Comissão continuou a trabalhar em prol do Ginásio, mas só em 15 de setembro de 1935, o semanário “O Penapolense” registra a “Festa da Primavera” Pró Ginásio Oficial, que seria realizada em 28 de setembro de 1935 no Clube Penapolense com o objetivo de angariar fundos para a construção do Ginásio. Com o dinamismo da Comissão e a contribuição generosa do povo o prédio ficou pronto, e em 16/03/1936 foi ministrado o primeiro dia de aula para a primeira série do ginásio.
No primeiro ano de funcionamento o estabelecimento foi mantido pela municipalidade, inclusive o salário do diretor, professores e funcionário.
O Diretor do Ginásio era o Professor Ataliba Pires do Amaral, tendo o Sr. Cneo de Almeida Sampaio como secretário e o Sr. Raul Casasco como escriturário, enquanto o Sr. Lino Spanghero era o porteiro e o Sr. Ângelo Rossi o servente do estabelecimento. O corpo docente era formado pelos professores Dr. Felipe de Freitas, Fausto Ribeiro de Barros, Jacinta Bretas, Heralda Valente e Francisco Martins de Araujo. O Prefeito, naquele dia era o Sr. Graciliano de Oliveira. A região noroeste do estado de São Paulo tinha o seu 1º Ginásio do Estado.
Em 13 de maio de 1938 foi instituído o Grêmio Literário Paulo Setúbal, com o objetivo de trabalhar junto à Direção, pelo bem estar dos alunos.
Em 1951, como fruto de um trabalho dinâmico da diretoria, cujo Presidente era o aluno Dirceu Gastão dos Santos Peters construiu-se a arquibancada da quadra de esportes da escola.
Em abril de 2003, foi concluída e inaugurada a cobertura e reforma da arquibancada e da quadra de esportes da escola. Através de verba oriunda da Secretária de Estado da Educação, conquistada por ingerência do Prefeito Municipal Firmino Ribeiro Sampaio, da Dirigente Regional de Ensino Profª Ana Maria Romera de Melo e da Direção da Escola Profª Marli Cremonini, e Vices Diretores João Batista Godoy e Cleide Maria de Jesus Almeida. A partir desta data a escola passou a oferecer aos seus alunos e comunidade, um espaço poliesportivo coberto para a prática de esportes, recreação e lazer.
Em 1955 foi concluída a construção do prédio Anexo que teve a finalidade de abrigar o curso primário, atualmente denominado Ensino Fundamental Ciclo I. As aulas tiveram início em 26/05/1955. O curso primário foi instalado para servir de laboratório e atender exigências legais para a instalação do Colégio Escola Normal Estadual de Penápolis, que ocorreu em 1956. A primeira Diretora do curso primário instalado no Anexo, foi a Profª Jerônima Capua Figueiredo, e o primeiro corpo docente era composto pelas seguintes professoras: Antonia Galetti, Cassilda de Matos Castilho Romera, Nilde Gillli Martins; titulares, e Janne Rugoni, Maria Aparecida Lício e Zenita Sleantara Nogueira; substitutas eventuais.
O Curso Primário funcionou no Anexo até 1996, quando por força da Resolução nº 37/96, a escola toda, inclusive o anexo, passou a atender somente alunos do alunos do ensino fundamental ciclo II e a partir de 2001, abrigou também alunos do ensino médio.
Ao longo deste anos em cumprimento à legislações pertinentes, muitas denominações foram dadas à escola: Ginásio do Estado Normal Estadual (1950); CENE “E.E. Carlos Sampaio Filho” (1956); Instituto de Escola Estadual (1976); EEPSG Dr. Carlos Sampaio Filho (1982 e 1994); EEPG Dr. Carlos Sampaio Filho (1986 e 1985); E.E. Dr. Carlos Sampaio Filho (1996) até a presente data.
Em Janeiro de 2001, em atenção a insistência e solicitação da direção da escola foi replantada o ensino médio que junto com o ensino fundamental ciclo II funcionam até hoje.
O corpo docente desta unidade escolar é um dos maiores da nossa Diretoria Regional de Ensino. A gestão é composta por quatro mulheres, sendo a diretora Ana Maria Romero de Melo; vice-diretora Juliana de Brito Aires Marangoni; e as coordenadoras Cleide Maria de Jesus, Ensino Médio, e Rosana Maria Poletti Terceiro, Ensino Fundamental.